Sequência didática

Equipe: Elizia Oliveira, Gilda Alfieri,
Rosiara Assunção e Viviane Oliveira
COMPETÊNCIAS:

Ampliar a competência comunicativa do aluno;
Organizar informações representadas em diferentes formas de conhecimento disponíveis para construção de textual;
Reconhecer os tipos de profissões e sua importância para a sociedade.

HABILIDADES:

Compreender os mais variados tipos de profissões existentes na sociedade;
Refletir a importância dos tipos de profissões diante a sociedade;
Conhecer o alfabeto e a representação escrita de cada letra identificando-as na formação de palavra;
Valorizar a música como fonte de informação e aprendizado;
Construir textos obedecendo às estruturas e os mecanismos de articulação da língua;
Dominar convenções gráficas: orientações de escrita, alinhamento de escrita, e segmentação do texto.

CONTEÚDOS:

Produção e interpretação textual;
Estrutura e articulação de texto - direção e alinhamento;
Pontuação de parágrafos e orientação da margem.

Pontos de contato: Português
Tempo: 01 aula

PRIMEIRO MOMENTO

Fazer um sorteio para a divisão de três grupos, cada grupo receberá um quebra cabeça relacionado a uma profissão, (Gari,  bombeiro e professor), e falaram o que entende de cada profissão.

Depois de formar o quebra cabeça e comentar sobre a imagem, os grupos responderam as seguintes perguntas:

Vocês conhecem ou tem alguém na sua família que faz esse tipo de serviço?
Vocês tem curiosidade de conhecer alguém que faz esse tipo de trabalho?
Vocês acham que é um trabalho braçal (pesado)?
Vocês acham que é um trabalho honesto?
Para vocês, essa é uma profissão perigosa?
Quais os cuidados que se deve ter para realizar esse tipo de trabalho com segurança?

SEGUNDO MOMENTO


Logo após a discussão sobre as profissões apresentadas, exibir a música “Trabalhador” imprensa no papel ofício e fazer a leitura (individual e coletiva). 

TRABALHADOR 

Seu Jorge


Está na luta, no corre-corre, no dia-a-dia
Marmita é fria mas se precisa ir trabalhar
Essa rotina em toda firma começa às sete da manhã
Patrão reclama e manda embora quem atrasar

Trabalhador
Trabalhador brasileiro
Dentista, frentista, polícia, bombeiro
Trabalhador brasileiro
Tem gari por aí que é formado engenheiro
Trabalhador brasileiro
Trabalhador

E sem dinheiro vai dar um jeito
Vai pro serviço
É compromisso, vai ter problema se ele faltar
Salário é pouco, não dá pra nada
Desempregado também não dá
E desse jeito a vida segue sem melhorar

Trabalhador
Trabalhador brasileiro
Garçom, garçonete, jurista, pedreiro
Trabalhador brasileiro
Trabalha igual burro e não ganha dinheiro
Trabalhador brasileiro
Trabalhador


Após a apresentação da música, será aberta uma roda de diálogo questionando sobre a importância do trabalho.

Para vocês trabalhar e importante?  Porque?
Para se trabalhar tem que ter compromisso?
O que mais chamou sua atenção na música?
Vocês conhecem outras profissões que o autor não cita na canção? Qual?
Em que profissão você se imagina trabalhando?
Qual a contribuição da profissão que você deseja exercer para a sociedade?

TERCEIRO MOMENTO

Leitura coletiva do alfabeto exposto no quadro alternando sua ordem.
Apresentar a palavra geradora TRABALHO dividida em três envelopes, colocar no quadro as sílabas embaralhada e pedir para os alunos formarem a palavra geradora.
Através da leitura da ficha de descoberta da palavra geradora trabalhar a fixação da leitura e da escrita.


TRABALHO                                 TRA-BA-LHO
trabalho                                       tra-ba-lho

TRA- TRO- TRE- TRU- TRI- TRÃO
BA- BO- BE- BI- BU- BÃO
LHO- LHE- LHI-LHU-LHA-LHÃO
A-O-E-I-U- ÃO

Realizar a leitura da palavra geradora e das famílias silábicas.
Pedir que os alunos copiem no caderno a palavra geradora e suas famílias, para formação de novas palavras com sentido.
Aplicação de atividade de acordo a aula dada. 

AVALIAÇÃO:
Observar a participação de cada aluno;





Nenhum comentário:

Postar um comentário