Equipe: Elizia Oliveira,
Gilda Alfieri,
Rosiara Assunção e Viviane Oliveira
COMPETÊNCIAS:
Ampliar
a competência comunicativa do aluno;
Organizar
informações representadas em diferentes formas de conhecimento disponíveis para
construção de textual;
Reconhecer
os tipos de profissões e sua importância para a sociedade.
HABILIDADES:
Compreender os mais variados tipos de profissões existentes
na sociedade;
Refletir
a importância dos tipos de profissões diante a sociedade;
Conhecer
o alfabeto e a representação escrita de cada letra identificando-as na formação
de palavra;
Valorizar
a música como fonte de informação e aprendizado;
Construir
textos obedecendo às estruturas e os mecanismos de articulação da língua;
Dominar
convenções gráficas: orientações de escrita, alinhamento de escrita, e
segmentação do texto.
CONTEÚDOS:
Produção e interpretação textual;
Estrutura e articulação de
texto - direção e alinhamento;
Pontuação de parágrafos e
orientação da margem.
Pontos
de contato: Português
Tempo: 01
aula
PRIMEIRO
MOMENTO
Fazer
um sorteio para a divisão de três grupos, cada grupo receberá um quebra cabeça
relacionado a uma profissão, (Gari, bombeiro
e professor), e falaram o que entende de cada
profissão.
Depois de formar o quebra cabeça e comentar sobre a imagem, os
grupos responderam as seguintes perguntas:
Vocês
conhecem ou tem alguém na sua família que faz esse tipo de serviço?
Vocês
tem curiosidade de conhecer alguém que faz esse tipo de trabalho?
Vocês
acham que é um trabalho braçal (pesado)?
Vocês
acham que é um trabalho honesto?
Para
vocês, essa é uma profissão perigosa?
Quais
os cuidados que se deve ter para realizar esse tipo de trabalho com segurança?
SEGUNDO MOMENTO
Logo
após a discussão sobre as profissões apresentadas, exibir a música “Trabalhador” imprensa no papel ofício e
fazer a leitura (individual e coletiva).
TRABALHADOR
Seu Jorge
Está na luta, no corre-corre, no dia-a-dia
Marmita é fria mas se precisa ir trabalhar
Essa rotina em toda firma começa às sete da manhã
Patrão reclama e manda embora quem atrasar
Trabalhador
Trabalhador brasileiro
Dentista, frentista, polícia, bombeiro
Trabalhador brasileiro
Tem gari por aí que é formado engenheiro
Trabalhador brasileiro
Trabalhador
E sem dinheiro vai dar um jeito
Vai pro serviço
É compromisso, vai ter problema se ele faltar
Salário é pouco, não dá pra nada
Desempregado também não dá
E desse jeito a vida segue sem melhorar
Trabalhador
Trabalhador brasileiro
Garçom, garçonete, jurista, pedreiro
Trabalhador brasileiro
Trabalha igual burro e não ganha dinheiro
Trabalhador brasileiro
Trabalhador
Após
a apresentação da música, será aberta uma roda de diálogo questionando sobre a
importância do trabalho.
Para
vocês trabalhar e importante? Porque?
Para
se trabalhar tem que ter compromisso?
O
que mais chamou sua atenção na música?
Vocês
conhecem outras profissões que o autor não cita na canção? Qual?
Em
que profissão você se imagina trabalhando?
Qual
a contribuição da profissão que você deseja exercer para a sociedade?
TERCEIRO MOMENTO
Leitura
coletiva do alfabeto exposto no quadro alternando sua ordem.
Apresentar
a palavra geradora TRABALHO dividida em três envelopes, colocar no
quadro as sílabas embaralhada e pedir para os alunos formarem a palavra
geradora.
Através
da leitura da ficha de descoberta da palavra geradora trabalhar a fixação da
leitura e da escrita.
TRABALHO TRA-BA-LHO
trabalho
tra-ba-lho
TRA- TRO- TRE- TRU- TRI- TRÃO
BA-
BO- BE- BI- BU- BÃO
LHO- LHE- LHI-LHU-LHA-LHÃO
A-O-E-I-U- ÃO
Realizar
a leitura da palavra geradora e das famílias silábicas.
Pedir
que os alunos copiem no caderno a palavra geradora e suas famílias, para
formação de novas palavras com sentido.
Aplicação
de atividade de acordo a aula dada.
AVALIAÇÃO:
Observar a participação de
cada aluno;
Nenhum comentário:
Postar um comentário