1.
CONTEXTO
DA ESCOLA
Você
trabalha numa escola pública ou particular?
R=Pública
1.2 Qual
é o município que você trabalha como professor (a) alfabetizador (a)?
R=Jaguaquara
1.3 Quais
as dificuldades e problemas enfrentados e superados pela escola na qual
trabalha?
R=Indisciplina dos alunos, e falta de materiais didáticos.
1.4 A
estrutura física da escola oferece um espaço didático pedagógico adequado para
a alfabetização?
R= Não
1.5 A
escola possui sala para atendimento especializado? Existe um profissional
responsável para esse atendimento?
R= Não
R= baixa renda.
1.7 Na
escola existe biblioteca? Como se dá a dinâmica de funcionamento?
R=Não
2.
O
TRABALHO E A VIDA DOS PROFESSORES
2.1 Qual
é a sua formação?
R=Magistério e superior em andamento
2.2 Qual
foi o processo seletivo que participou para atuar como professor (a)?
R= Na época não tinha concurso publico,
trabalhava dois anos e era efetivada.
2.3 Quais
os incentivos oferecidos pela escola para a formação continuada dos professores
alfabetizadores?
R= diversos cursos extraclasse.
2.4 Há
relação entre área de formação dos professores alfabetizadores com a área de
atuação?
R=
SIM
2.5 Qual
é a relação dos professores com as decisões implementadas na escola no diz
respeito às políticas de alfabetização?
R=
professor tem uma participação direta e ativa, pois é através de nossas decisões e atitudes que os
projetos são implementados na escola, tento participar das tomadas de decisões
dando minha parcela de contribuição.
2.6 Quais
são as ações de planejamento da escola?
R=
Planejar é sempre necessário e de fundamental importância, aqui na escola
nossos planejamentos se da através do ACER, dividido por turma, em conversa
colocamos as dificuldades dos alunos e trabalhamos encima destas dificuldades.
2.7 Como
se organiza a dinâmica do recreio?
R= o recreio e divido por turmas, por
que na escola temos alunos do 1º ao
5º ano, ou seja idade diferentes temos o cuidado para que eles não se machuque
por isso dessa divisão, mas o alunos tem total liberdade no recreio.
2.8 Qual
é a sua carga horária de trabalho?
R=
40 horas semanais
2.9 Quantos
anos você possui no magistério como alfabetizador (a)?
R= 25 anos
2.10 De
que forma você trabalha os conteúdos disciplinares no processo de alfabetização?
R= trabalho
de forma interdisciplinar e os projetos pedagógicos desenvolvidos pela escola.
2.11 Quais
são os conteúdos selecionados para o trabalho de alfabetização com os alunos?
R= trabalhamos com português,
matemática, projetos pedagógicos veiculando uma interdisciplinaridade das
disciplinas
2.12 Como
você trabalha a questão da diferença de fases de aquisição da lecto-escrita em
sala de aula?
R=
trabalho com atividades diferenciadas quando o aluno não consegue acompanhar a
turma, mas tento não deixar a criança perceber a diferença na atividade, e dou
uma atenção especial a criança que apresenta tal dificuldade.
2.13 Como
está estabelecida a rotina (passos) da sua sala de aula?
R= Inicio
com a oração, músicas, conversa informal, leitura compartilhada., temas...
2.14 Quais são as dificuldades que são encontradas
em sala de aula no que diz respeito à alfabetização dos alunos?
R= uma
das grandes dificuldades são alunos em diferentes níveis de alfabetização,
salas com números excessivos de alunos.
2.14 Já
participou de cursos de formação continuada com foco em alfabetização? Quais?
Qual é a origem dos investimentos feitos para essa formação?
R=
sim, cursos oferecidos pela secretaria de educação da cidade, e cursos extra
particular.
2.15 Quais
são os meios que utiliza para se informar sobre a sua área de atuação na
escola?
R=
procuro esta em constante estudo, busco novidades para levar para sala de aula
e temas atuais e diversificados.
2.16 Qual
é o método que você utiliza para alfabetizar?
R= trabalho com o método construtivista, no
entanto por já ter um certo tempo de carreira, utilizo de outros meios ou seja
a forma que melhor surti efeito na
turma.
3.
IDENTIFICAÇÃO
3.1 Nome: Elena (Fictício)
3.2 Faixa
etária (Idade)
3.3 Gênero:
Feminino
Nenhum comentário:
Postar um comentário