Análise do estudo de caso

A partir da realização do estudo de caso que teve como propósito analisar o nível de escrita de aluna Nayla de 5 anos de idade, pude  perceber que ela está no nível silábico-alfabético, isso pelo fato da mesma dar inicio a superação da hipótese silábica. De acordo com Ferreiro (1985) O nível silábico-alfa­bético marca a transição entre os esquemas prévios em vias de serem abandonados e os esquemas futuros em vias de serem construídos.
 Nessa fase o educador precisará articular um trabalho que vise à compreensão do aluno, ordenadas e compostas necessariamente de vogais e consoantes. A criança precisa assimilar e compreender a correlação entre a escrita e a fala, tomando como ponto de partida que a escrita funciona como um sistema de representação da linguagem oral das crianças. É o momento transitório da oralidade para a escrita.
Nesse sentido, no momento que a criança descobre que a sílaba não pode ser considerada como unidade, mas que ela é, por sua vez, reana­lisável em elementos menores, ingressa no último passo da compreensão do sistema socialmente estabelecido. Segundo Ferreiro (1985) A partir daí, descobre novos problemas: pelo lado quan­titativo, se não basta uma letra por sílaba, também não pode estabelecer nenhuma regularidade duplicando a quantidade de letras por sílaba.  
 Sabemos que o aluno passa por uma série de passos ordenados antes que compreenda a natureza de nosso sistema alfabético de escrita. Nesse nível a criança começa então, a descobrir que a sílaba pode ser escrita com uma, duas, três ou mais letras, que o som não garante a identidade de letras, nem a identidade de letras a de sons, partindo assim para o nível alfabético. 


Então, ao observar que o aluno está nesse nivel intermediária entre a hipótese silábica e a conquista da base alfabética, torna-se necessário criar situações didáticas que permitam a reflexão sobre o sistema alfabético de escrita, levando-o a refletir o interior das sílabas.  É muito difícil julgar o nível conceitual de uma criança, considerando unicamente os resultados, sem levar em conta o processo de construção. Só a consideração conjunta do resultado e do processo permite-nos estabelecer interpretações significativas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário