A partir da realização do estudo de caso que
teve como propósito analisar o nível de escrita de aluna Nayla de 5 anos de
idade, pude perceber que ela está no
nível silábico-alfabético, isso pelo fato da mesma dar inicio a superação da
hipótese silábica. De acordo com Ferreiro (1985) O nível silábico-alfabético
marca a transição entre os esquemas prévios em vias de serem abandonados e os
esquemas futuros em vias de serem construídos.
Nessa fase o
educador precisará articular um trabalho que vise à compreensão do aluno,
ordenadas e compostas necessariamente de vogais e consoantes. A criança precisa
assimilar e compreender a correlação entre a escrita e a fala, tomando como
ponto de partida que a escrita funciona como um sistema de representação da
linguagem oral das crianças. É o momento transitório da oralidade para a
escrita.
Nesse sentido, no momento que a criança
descobre que a sílaba não pode ser considerada como unidade, mas que ela é, por
sua vez, reanalisável em elementos menores, ingressa no último passo da
compreensão do sistema socialmente estabelecido. Segundo Ferreiro (1985) A
partir daí, descobre novos problemas: pelo lado quantitativo, se não basta uma
letra por sílaba, também não pode estabelecer nenhuma regularidade duplicando a
quantidade de letras por sílaba.
Sabemos que o aluno passa por uma série
de passos ordenados antes que compreenda a natureza de nosso sistema alfabético
de escrita. Nesse nível a criança começa então, a descobrir que a sílaba pode
ser escrita com uma, duas, três ou mais letras, que o som não garante a
identidade de letras, nem a identidade de letras a de sons, partindo assim para
o nível alfabético.
Então, ao observar que o aluno está nesse
nivel intermediária entre a hipótese silábica e a conquista da base alfabética,
torna-se necessário criar situações didáticas que permitam a reflexão sobre o
sistema alfabético de escrita, levando-o a refletir o interior das sílabas. É muito difícil julgar o nível
conceitual de uma criança, considerando unicamente os resultados, sem levar em
conta o processo de construção. Só a consideração conjunta do resultado e do
processo permite-nos estabelecer interpretações significativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário