SANTOS, Carmi Ferraz. Alfabetização e escolarização: A instituição
do letramento escolar. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M. (Org.). Alfabetização e
letramento: Conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.p.23-36.
No texto “Alfabetização e escolarização: A instituição do
letramento escolar” autora destaca que “Cook-Gumperz
(1991), discutindo essa relação entre alfabetização e escolarização, afirma que
a alfabetização de uma parcela considerável da população da Europa precedeu o
desenvolvimento industrial. Antes do desenvolvimento de um sistema burocrático
de ensino, o processo de alfabetização ocorria de modo informal, a aprendizagem
da leitura e da escrita se dava nos grupos aos quais as pessoas faziam parte e
nos mais variados ambientes”(p.26)
“Embora considerada elementar, essa alfabetização, argumenta Cook-Gumperz,
foi capaz de permitir o crescimento de uma
cultura popular letrada, que passou a fazer parte da vida diária das pessoas comuns.
A princípio, as práticas de leitura, primeiramente, e a escrita mais tarde,
possuíam valor nas áreas recreativas e sociais, assumindo apenas posteriormente
um papel na vida econômica dessas pessoas”(p.26)
Para o autor “não foi a escolarização que promoveu a
alfabetização. Pelo contrário, a escolarização foi uma consequência do
desenvolvimento de uma alfabetização popular que promoveu uma cultura popular
letrada que se constituiu como parte de um movimento em favor de mudanças
sociais, entre elas o acesso à escola.”(p.27)
“Essa alfabetização levada a efeito por meio da escolarização teve
por base um processo de ensino no qual a capacidade de ler e escrever foi sendo
associada a características morais e sociais. Isso levou a uma nova divisão da
sociedade entre os educados (escolarizados) e os não-educados (não-escolarizados).”
(p.28)
“A aprendizagem da língua escrita assume, a partir da
escolarização formal, um caráter de alfabetização escolar, passando a
considerar como verdadeiramente alfabetizado apenas o sujeito que passasse pela
escola.”(p.29)
“Uma das primeiras consequências dessa relação que passa a se estabelecer
entre a alfabetização e a escolarização foi a instituição de um processo de
alfabetização distanciado dos usos e do material de leitura e de escrita
presentes no cotidiano das pessoas. O que passa a ser ensinado mediante a
alfabetização escolarizada não faz parte de uma cultura letrada local, uma vez
que um ensino que se quer universal necessita de um saber padronizado e
sistematizado.”(p.30)
A autora ressalta também que “ Outra consequência da escolarização
do processo de alfabetização resulta do próprio caráter teleológico que a
escola tem assumido desde suas origens. Objetivando garantir o acesso a um
saber padronizado, a escola se estruturou de forma orgânica e sistematizada. O conhecimento
foi, então, dividido e distribuído em programas escolares que determinavam o
que deveria ser conhecido, em que tempo, de que modo e como deveria ser
avaliado.”
Por fim, a autora finaliza o texto destacando que “não se pode
negar o papel que a escola exerce hoje em nossa sociedade e que, para muitos
indivíduos, ela seja, talvez,o único meio de acesso à aprendizagem sistemática
da escrita. É preciso considerar também que a escola apresenta suas
especificidades e, por isso, discutir as práticas de alfabetização realizadas dentro
de seus muros não se trata apenas de substituir as formas de trabalho escolar.”
(p.34)
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