Sequência didática

COMPETÊNCIAS
Refletir sobre a importância dos hábitos higiênicos;
Compreender a estrutura do gênero textual música e paródia;
Valorizar a musica como fonte de informação e aprendizado.

HABILIDADES

Usar de forma lúdica e prazerosa o tema higiene;
Reconhecer o alfabeto nas letras cursivas e caixa alta;
 Reconhecer os vários tipos de higiene que existem;
Reconhecer palavras e unidades fonológicas ou seguimentos sonoros, trabalhando (fonemas e grafemas), nas letras H e G.                

CONTEÚDOS

  Leitura e escrita;
 Ortografia;
Gênero textual música e paródia;
 Estrutura do texto;
  Reescrita de texto;

PONTOS DE CONTATO: Português, Ciências e Arte.

TEMPO DE DURAÇÃO: 2 aulas

1º DIA DE AULA

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:

 Atividade de rotina – oração de agradecimento;
  Leitura do alfabeto maiúsculo e minúsculo, do meio para o início, do meio para o final e alternadamente;
 Apresentar música “Olha Pro Céu”;
  Apresentar vídeo sobre higiene;
Ler, interpretar e reescrever uma paródia.

 1° MOMENTO- CODIFICAÇÃO.

Apresentar a música “Olha Pro Céu” no som;
Apresentar a letra da paródia impressa que será levada pela professora:
Qual o título da PARÓDIA? / Fala sobre o que letra da paródia? / Vocês conhecem pessoas iguais as da paródia? /  Vocês jogam lixo no chão quando estão em locais públicos? Por quê? / Como está a sala de aula quando vocês chegam? /  E quando vocês saem da sala como fica o chão?

2° - MOMENTO- DESCODIFICAÇÃO.

  Apresentar o vídeo sobre higiene questionando:
O que vocês acharam do vídeo?
 Qual foi a primeira ação da menina ao entrar em casa?
Com quem a menina conversou no banheiro quando estava escovando os dentes?
Porque não conseguimos ver as bactérias?
O que pode acontecer quando pegamos alimentos com as mãos sujas e comemos?
Para onde a menina levou os colegas de escolas?
Para você o seu material escolar passa bactéria sim ou não?
É importante que as mães mandem vocês lavarem as mãos por quê?
Para vocês quantas vezes por dia é importante escovar os dentes?
Além de escova os dentes e lavar as mãos tomar banho é importante por quê?

 3° MOMENTO-ANÁLISE E SÍNTESE:

 Leitura silenciosa da música pelos alunos;
Leitura da musica transformada em parodia realizada pela professora;
Leitura coletiva pelos alunos;
Apresentação da palavra geradora HIGIENE ( no quadro), Pedindo que os alunos leiam juntos sem pausa de marcação.
Separar as sílabas da palavra geradora, pedindo que os alunos leiam as sílabas da palavra;
Pedir que os alunos leiam novamente agora acentuando as paradas da palavra geradora HIGIENE, questionando quantas sílabas tem;

Apresentar as famílias silábicas
HIGIENE      HI-GI-E-NE
higiene            hi-gi-e-ne

HE - HO - HI - HU – HA                             he - ho - hi - hu – ha                     
GI - GE                                                         gi - ge  
NO - NI - NE - NA – NU                             no - ni - ne - na - nu
E  - I – O – U - A                                          e  - i – o – u - a

 Fazer a leitura com os alunos das famílias silábicas apresentadas.
Pedir que eles descubram outras palavras dentro da palavra higiene – ENE.
Separar os alunos em grupos e pedir que eles construam outras palavras com a família silábica que serão entregue dentro do envelope.
Colocar os nome dos grupos no quadro e anotar as palavras que eles construíram questionando se estão corretas ou não
Levar uma música e pedir que eles reescrever a música em forma de paródia
Explicar sobre palavras e unidades fonológicas ou seguimentos sonoros (fonemas e grafemas);
Aplicar as atividades.

2º  DIA DE AULA

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:

Revisão do tema HIGIENE trabalhado no dia anterior.
Apresentar slide com imagens sobre higiene, questionando dos alunos:
O que vocês entenderam sobre higiene?
Quais os tipos de higiene existentes que vocês conhecem?
Corpo;
Alimentação;
Ambientes e locais públicos;
Animais de estimação.
Quais os cuidados que devemos ter com o corpo e porque é importante mantê-los:
Tomar banho;   Escovar os dentes;   Lavar bem os cabelos;
Cortar e manter as unhas limpas;   Lavar bem as mãos;
Usar roupas limpas;   Secar bem os pés para não dar chulé;
Manter a higiene íntima.
Quais os cuidados que devemos ter com os alimentos antes de comer?
Lave as frutas, legumes e verduras antes de consumi-las
Quais os cuidados que devemos ter nos locais públicos que frequentamos? E por quê?
Não rabiscar paredes e muros.
Quais os hábitos de higiene que devemos ter na escola?
E com os animais de estimação?
Como podemos ajudar o meio ambiente?
Não jogue lixo no chão, nas ruas, nos rios;
Não deixar água parada em pneus, garrafas e vasilhas velhas;
Abrir as janelas para a circulação de ar no ambiente, e conservá-los limpo os ambientes como casa escola e etc.;
Conservar as plantas.

 APRESENTAR O JOGO AOS ALUNOS:
Jogo - Caixa de higiênica:
Dividir a turma em dois grupos, pedir que eles elejam um líder, entregando a cada um deles um envelope com uma palavra sobre hábitos de higiene. Depois entregar a caixa com imagem e pedir que o líder de cada grupo leve até cada um dos alunos alternadamente a caixa e pedir que pegue uma palavra, em seguida o aluno vai ler sua palavra e tentar fazer a relação do objeto com a palavra que ele pegou, se for igual o grupo marca ponto, se não o ponto é para o grupo adversário. Vence o grupo que fizer mais pontos (levando prêmio).
Por fim, dividiremos a turma novamente em 04 grupos e pediremos que eles construam uma paródia sobre o tema HIGIENE, depois cole em uma cartolina juntamente com as imagens que eles pegaram na maleta. E a seguir cada grupo vai à frente apresentar seu cartaz. 
 Obs: pesquisar as imagens na internet de acordo com as palavras 
RECURSOS:

 Cartolina, data show, som, papel impresso, caixa de sapato, cola, computador, tesoura, tinta e pincel.
Quadro, atividades impressas, envelopes, lápis, canetas, cadernos e imagens.

AVALIAÇÃO:
 Observar a participação e desenvolvimento dos alunos;
Criar novas estratégias se necessário nas atividades seguintes.

ANEXO

Música                                                         Paródia

Olha Pro Céu                                             Olha Pro Chão

Olha pro céu, meu amor                                Olha pro chão, que horror.
Vê como ele está lindo                                  Veja como ele está sujo                    
Olha praquele balão multicor                          Olha aquele papel e isopor.
Como no céu vai sumindo                             Que o ambiente está agredindo.
Olha pro céu, meu amor                                Olha pro chão, que horror.
Vê como ele está lindo                                  Veja como ele está sujo                    
Olha praquele balão multicor                        Olha aquele papel e isopor.
Como no céu vai sumindo                             Que o ambiente está agredindo.
Foi numa noite igual a esta                            Pois são pessoas iguais a estas.
Que tu me deste o coração                            Que acabam sujando o chão
O céu estava assim em festa                          Quem sujou não se interessa
Pois era noite de São João                             Com a higiene, o ambiente, nem com o planetão
Havia balões no ar                                         Haviam bactérias no ar
Xote, baião no salão                                      Micróbios e vermes no chão
E no terreiro o teu olhar                                 E no seu corpo algo a lavar
Que incendiou meu coração                          Pra deixar tudo limpão
Olha pro céu, meu amor                                Olha pro chão, minha flor
Vê como ele está lindo                                  Veja como ele está limpo
Olha praquele balão multicor                         Pois os alunos se juntou
Como no céu vai sumindo                             E a sua parte cumprindo
Olha pro céu, meu amor                                Olha pro chão, minha flor
Vê como ele está lindo                                  Veja como ele está limpo
Olha praquele balão multicor                         Devemos nos unir todos
Como no céu vai sumindo                             Para com a higiene do planeta está contribuindo.
Autor: Luiz Gonzaga






Nenhum comentário:

Postar um comentário