COMPETÊNCIAS
Refletir sobre a importância dos hábitos higiênicos;
Compreender a estrutura do gênero textual música e
paródia;
Valorizar
a musica como fonte de informação e aprendizado.
HABILIDADES
Usar de forma lúdica e prazerosa o tema higiene;
Reconhecer o alfabeto nas letras cursivas e caixa
alta;
Reconhecer os vários tipos de higiene que existem;
Reconhecer palavras e unidades fonológicas ou seguimentos
sonoros, trabalhando (fonemas e grafemas), nas letras H e G.
CONTEÚDOS
Leitura e escrita;
Ortografia;
Gênero textual música e paródia;
Estrutura do texto;
Reescrita de texto;
PONTOS DE CONTATO:
Português, Ciências e Arte.
TEMPO DE DURAÇÃO: 2 aulas
1º DIA DE AULA
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:
Atividade de rotina – oração de agradecimento;
Leitura do alfabeto maiúsculo e minúsculo, do meio
para o início, do meio para o final e alternadamente;
Apresentar música “Olha Pro Céu”;
Apresentar vídeo sobre higiene;
Ler, interpretar e reescrever uma paródia.
1° MOMENTO- CODIFICAÇÃO.
Apresentar a música “Olha Pro Céu” no som;
Apresentar a letra da paródia impressa que será
levada pela professora:
Qual o título da PARÓDIA? / Fala sobre o que letra da paródia? / Vocês conhecem pessoas iguais as da paródia? / Vocês jogam lixo no chão quando estão em locais
públicos? Por quê? / Como está a sala de aula quando vocês chegam? / E quando vocês saem da sala como fica o chão?
2° - MOMENTO- DESCODIFICAÇÃO.
Apresentar o vídeo sobre higiene questionando:
O que vocês acharam do vídeo?
Qual foi a primeira ação da menina ao entrar em
casa?
Com quem a menina conversou no banheiro quando
estava escovando os dentes?
Porque não conseguimos ver as bactérias?
O que pode acontecer quando pegamos alimentos com as
mãos sujas e comemos?
Para onde a menina levou os colegas de escolas?
Para você o seu material escolar passa bactéria sim
ou não?
É importante que as mães mandem vocês lavarem as
mãos por quê?
Para vocês quantas vezes por dia é importante
escovar os dentes?
Além de escova os dentes e lavar as mãos tomar banho
é importante por quê?
3° MOMENTO-ANÁLISE E SÍNTESE:
Leitura silenciosa da música pelos alunos;
Leitura da musica transformada em parodia realizada
pela professora;
Leitura coletiva pelos alunos;
Apresentação da palavra geradora HIGIENE ( no
quadro), Pedindo que os alunos leiam juntos sem pausa de marcação.
Separar as sílabas da palavra geradora, pedindo que
os alunos leiam as sílabas da palavra;
Pedir que os alunos leiam novamente agora acentuando
as paradas da palavra geradora HIGIENE, questionando quantas sílabas tem;
Apresentar as famílias silábicas
HIGIENE HI-GI-E-NE
higiene hi-gi-e-ne
HE - HO -
HI - HU – HA he
- ho - hi - hu – ha
GI - GE gi
- ge
NO - NI - NE - NA – NU no - ni - ne - na - nu
E - I
– O – U - A e - i – o – u - a
Fazer a leitura com os alunos das famílias silábicas
apresentadas.
Pedir que eles descubram outras palavras dentro da
palavra higiene – ENE.
Separar os alunos em grupos e pedir que eles
construam outras palavras com a família silábica que serão entregue dentro do
envelope.
Colocar os nome dos grupos no quadro e anotar as
palavras que eles construíram questionando se estão corretas ou não
Levar uma música e pedir que eles reescrever a
música em forma de paródia
Explicar sobre palavras e unidades fonológicas ou
seguimentos sonoros (fonemas e grafemas);
2º DIA DE AULA
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:
Revisão do tema HIGIENE trabalhado no dia anterior.
Apresentar slide com imagens sobre higiene, questionando dos alunos:
O que vocês entenderam sobre higiene?
Quais os tipos de higiene existentes que vocês
conhecem?
Corpo;
Alimentação;
Ambientes e locais públicos;
Animais de estimação.
Quais os cuidados que devemos ter com o corpo e
porque é importante mantê-los:
Tomar banho;
Escovar os dentes; Lavar bem os
cabelos;
Cortar e manter as unhas limpas; Lavar bem as mãos;
Usar roupas limpas;
Secar bem os pés para não dar chulé;
Manter a higiene íntima.
Quais os cuidados que devemos ter com os alimentos
antes de comer?
Lave
as frutas, legumes e verduras antes de consumi-las
Quais os cuidados que devemos ter nos locais
públicos que frequentamos? E por quê?
Não rabiscar paredes
e muros.
Quais os hábitos de higiene que devemos ter na escola?
E com os animais de estimação?
Como podemos ajudar o meio ambiente?
Não jogue lixo no chão, nas ruas, nos
rios;
Não deixar água parada em pneus,
garrafas e vasilhas velhas;
Abrir as janelas para a circulação de
ar no ambiente, e conservá-los limpo os ambientes como casa escola e etc.;
Conservar as plantas.
APRESENTAR
O JOGO AOS ALUNOS:
Jogo - Caixa de
higiênica:
Dividir a turma em dois grupos, pedir que eles
elejam um líder, entregando a cada um deles um envelope com uma palavra sobre
hábitos de higiene. Depois entregar a caixa com imagem e pedir que o líder de
cada grupo leve até cada um dos alunos alternadamente a caixa e pedir que pegue
uma palavra, em seguida o aluno vai ler sua palavra e tentar fazer a relação do
objeto com a palavra que ele pegou, se for igual o grupo marca ponto, se não o
ponto é para o grupo adversário. Vence o grupo que fizer mais pontos (levando
prêmio).
Por fim, dividiremos a turma novamente em 04 grupos
e pediremos que eles construam uma paródia sobre o tema HIGIENE, depois cole em
uma cartolina juntamente com as imagens que eles pegaram na maleta. E a seguir
cada grupo vai à frente apresentar seu cartaz.
Obs: pesquisar as imagens na internet de acordo com as palavras
RECURSOS:
Cartolina, data show, som, papel impresso, caixa de
sapato, cola, computador, tesoura, tinta e pincel.
Quadro, atividades impressas, envelopes, lápis,
canetas, cadernos e imagens.
AVALIAÇÃO:
Observar a participação e desenvolvimento dos
alunos;
Criar novas estratégias se necessário nas atividades
seguintes.
ANEXO
Música Paródia
Olha Pro Céu Olha
Pro Chão
Olha pro céu, meu amor Olha pro chão, que horror.
Vê como ele está lindo Veja como ele está sujo
Olha praquele balão multicor Olha aquele papel e isopor.
Como no céu vai sumindo Que o ambiente está agredindo.
Vê como ele está lindo Veja como ele está sujo
Olha praquele balão multicor Olha aquele papel e isopor.
Como no céu vai sumindo Que o ambiente está agredindo.
Olha pro céu, meu amor Olha pro chão, que horror.
Vê como ele está lindo Veja como ele está sujo
Olha praquele balão multicor Olha aquele papel e isopor.
Como no céu vai sumindo Que o ambiente está agredindo.
Vê como ele está lindo Veja como ele está sujo
Olha praquele balão multicor Olha aquele papel e isopor.
Como no céu vai sumindo Que o ambiente está agredindo.
Foi numa noite igual a esta Pois são pessoas iguais a estas.
Que tu me deste o coração Que acabam sujando o chão
O céu estava assim em festa Quem sujou não se interessa
Pois era noite de São João Com a higiene, o ambiente, nem com o planetão
Que tu me deste o coração Que acabam sujando o chão
O céu estava assim em festa Quem sujou não se interessa
Pois era noite de São João Com a higiene, o ambiente, nem com o planetão
Havia balões no ar Haviam
bactérias no ar
Xote, baião no salão Micróbios e vermes no chão
E no terreiro o teu olhar E no seu corpo algo a lavar
Que incendiou meu coração Pra deixar tudo limpão
Xote, baião no salão Micróbios e vermes no chão
E no terreiro o teu olhar E no seu corpo algo a lavar
Que incendiou meu coração Pra deixar tudo limpão
Olha pro céu, meu amor Olha pro chão, minha flor
Vê como ele está lindo Veja como ele está limpo
Olha praquele balão multicor Pois os alunos se juntou
Como no céu vai sumindo E a sua parte cumprindo
Vê como ele está lindo Veja como ele está limpo
Olha praquele balão multicor Pois os alunos se juntou
Como no céu vai sumindo E a sua parte cumprindo
Olha pro céu, meu amor Olha pro chão, minha flor
Vê como ele está lindo Veja como ele está limpo
Olha praquele balão multicor Devemos nos unir todos
Como no céu vai sumindo Para com a higiene do planeta está contribuindo.
Vê como ele está lindo Veja como ele está limpo
Olha praquele balão multicor Devemos nos unir todos
Como no céu vai sumindo Para com a higiene do planeta está contribuindo.
Autor: Luiz Gonzaga
Nenhum comentário:
Postar um comentário