MELLO, Maria Cristina de Oliveira. O pensamento de Emília Ferreiro sobre
alfabetização. Revista Moçambras:
acolhendo a alfabetização nos países de língua portuguesa, São Paulo, ano 1, n.
2, 2007.p 85-92.
“Nos
anos 80 são divulgados no Brasil os resultados de estudo de Emília Ferreiro e
seus colaboradores, uma nova abordagem do processo de aquisição da língua
escrita pela criança” (p.85).
“... Ferreiro defende então o conceito de
alfabetização que vai a sentido contrário, já que a considera como o processo
de aprendizagem da língua escrita” (p.88).
“Essa
aprendizagem, considerada também, “aprendizagem conceitua”, dá-se por meio da
interação entre o objeto e o conhecimento ( a língua escrita) e o sujeito
cognoscente (que quer conhecer)” (p.88).
“Neste
livro são encontrados resultados de pesquisa acerca do processo de aquisição da
língua escrita por parte de crianças, os quais podem contribuir para a
compreensão do modo pelo qual esse processo complexo acontece” (p.89).
“Tal
compreensão é importante, sobretudo, para professores e psicólogos, público a
que se destina preferencialmente o livro” (p.89)
“...
consistem na constatação de que as crianças possuem capacidades cognitivas
(capacidades de desenvolver raciocínios) e linguísticas (capacidades de
desenvolver concepções sobre sistema de escrita)” (p.90).
"Nesse processo as crianças (re) constroem o conhecimento sobre a língua
escrita, por meio de uma elaboração pessoal, a qual se dá por sucessão de
etapas, cada uma delas representando um estágio importante do processo” (p.90).
"Nos
textos escritos posteriormente por Ferreiro, observa-se que a pesquisadora vai
expandindo essa matriz de seu pensamento” (p.91)
“... a pesquisadora
amplia e aprofunda as primeiras formulações sobre a teoria da psicogênese da
língua escrita, conciliando relatos de situações e resultados de investigações
desenvolvidas sobre a aprendizagem da língua escrita” (p.91)
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