FICHAMENTO


MELLO, Maria Cristina de Oliveira. O pensamento de Emília Ferreiro sobre alfabetização. Revista Moçambras: acolhendo a alfabetização nos países de língua portuguesa, São Paulo, ano 1, n. 2, 2007.p 85-92. 

“Nos anos 80 são divulgados no Brasil os resultados de estudo de Emília Ferreiro e seus colaboradores, uma nova abordagem do processo de aquisição da língua escrita pela criança” (p.85).

“... Ferreiro defende então o conceito de alfabetização que vai a sentido contrário, já que a considera como o processo de aprendizagem da língua escrita” (p.88). 
 
“Essa aprendizagem, considerada também, “aprendizagem conceitua”, dá-se por meio da interação entre o objeto e o conhecimento ( a língua escrita) e o sujeito cognoscente (que quer conhecer)” (p.88).

“Neste livro são encontrados resultados de pesquisa acerca do processo de aquisição da língua escrita por parte de crianças, os quais podem contribuir para a compreensão do modo pelo qual esse processo complexo acontece” (p.89). 

“Tal compreensão é importante, sobretudo, para professores e psicólogos, público a que se destina preferencialmente o livro” (p.89)

 “... consistem na constatação de que as crianças possuem capacidades cognitivas (capacidades de desenvolver raciocínios) e linguísticas (capacidades de desenvolver concepções sobre sistema de escrita)” (p.90).

"Nesse processo as crianças (re) constroem o conhecimento sobre a língua escrita, por meio de uma elaboração pessoal, a qual se dá por sucessão de etapas, cada uma delas representando um estágio importante do processo” (p.90).

"Nos textos escritos posteriormente por Ferreiro, observa-se que a pesquisadora vai expandindo essa matriz de seu pensamento” (p.91)

“... a pesquisadora amplia e aprofunda as primeiras formulações sobre a teoria da psicogênese da língua escrita, conciliando relatos de situações e resultados de investigações desenvolvidas sobre a aprendizagem da língua escrita” (p.91)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário