1.1 Você
trabalha numa escola pública ou particular?
R- escola pública
1.2 Qual
é o município que você trabalha como professor (a) alfabetizador (a)?
R-Iramaia
1.3 Quais
as dificuldades e problemas enfrentados e superados pela escola na qual
trabalha?
R-Tivemos
muitos problemas e dificuldades principalmente de recursos material, estrutura
física e gestão. Mas independentemente dos problemas a participação de toda
equipe escolar sobretudo do empenho em transmitir confiança para despertar o
interesse e a vontade de todos, para resolvermos os problemas e fazer da escola
um espaço vivo e atuante foi fundamental.
1.4 A
estrutura física da escola oferece um espaço didático pedagógico adequado para
a alfabetização?
R-Não,
apesar de ser uma escola de médio porte e situada no campo ,não oferece espaço
suficiente que satisfaça o desenvolvimento eficaz da alfabetização.
1.5 A
escola possui sala para atendimento especializado? Existe um profissional
responsável para esse atendimento?
R- Infelizmente não, nem recursos e nem
apoio especializado
1.6 Qual
é o perfil dos alunos? Família, bairro, renda familiar etc.
R-São
alunos da zona rural e possui uma renda familiar baixa.
1.7 Na
escola existe biblioteca? Como se dá a dinâmica de funcionamento?
R-Não
existe biblioteca e nem espaço para fazê-la.
2. O TRABALHO E A VIDA DOS PROFESSORES
2.1 Qual
é a sua formação?
R- Graduanda
em pedagogia
2.2 Qual
foi o processo seletivo que participou para atuar como professor (a)?
R-Concurso
2.3 Quais
os incentivos oferecidos pela escola para a formação continuada dos professores
alfabetizadores?
R-São
oferecidos programas, oficinas monitoradas pela secretaria de educação.
Atualmente participo do pacto nacional pela alfabetização na idade certa, que
garante aos professores alfabetizadores e orientadores de estudo ,formação
continuada e presencial.
2.4 Há
relação entre área de formação dos professores alfabetizadores com a área de
atuação?
R-
Sim, a maioria dos professores possuem graduação na área que atuam e continuam
buscando cursos para se aperfeiçoarem ainda mais
2.5 Qual
é a relação dos professores com as decisões implementadas na escola no diz
respeito às políticas de alfabetização?
R-Não
temos nenhuma participação direta nas decisões no que diz respeito a alfabetização
2.6 Quais
são as ações de planejamento da escola?
R- A
escola realiza AC(atividade complementares ) a cada 15 dias para discutirmos
ações. fazermos leitura de materiais que consideramos significativos para nossa
prática e planejamento dos trabalhos .
2.7 Como
se organiza a dinâmica do recreio?
R- Os
alunos do 2° ano ao 5° participam do recreio juntos, pois na escola não existe
espaço suficiente para esse trabalho no
recreio , já a turma do infantil que necessitam de uma atenção maior por parte
dos professores, a escola permite que esses alunos participam em horário
diferente com atividade recreativas diferenciada.
2.8 Qual
é a sua carga horária de trabalho?
R-20
horas
2.9 Quantos
anos você possui no magistério como alfabetizador (a)?
R-25
anos
2.10
De que forma você trabalha os conteúdos
disciplinares no processo de alfabetização?
R-Procuro
fazer um trabalho pedagógico com as crianças de forma reflexiva e lúdica ,
procurando ajustar as atividades de acordo com necessidade de cada aluno.
2.11
Quais são os conteúdos selecionados para o
trabalho de alfabetização com os alunos?
R- procuro
fazer um trabalho voltado para realidade dos alunos, com conteúdos ou temas de interesses das crianças, costumo
pesquisar bastante e coloco o lúdico no planejamento para facilitar a
aprendizagem dos mesmos.
2.12
Como você trabalha a questão da diferença de
fases de aquisição da lecto-escrita em sala de aula?
R-Trabalho
com textos prontos para leitura para que os alunos não percam tempo copiando
,por exemplo: escrevo na cartolina,papel fixo no quadro ou impresso. O registro
no quadro é para ajudar os alunos a sitematização do que foi em aula e assim
organizar as ideias .
2.13
Como está estabelecida a rotina (passos) da sua
sala de aula?
R- A
rotina é sempre dinâmica procuro trabalhar com recursos que estão ao meu
alcance com hora da leitura, jogos ,brincadeiras, trabalho impresso e lição de
casa.
2.14
Quais são as dificuldades que são encontradas
em sala de aula no que diz respeito à alfabetização dos alunos?
R- A
indisciplina, os diferentes níveis e muitas vezes a falta de motivação dos
alunos.
2.15
Já participou de cursos de formação
continuada com foco em alfabetização? Quais? Qual é a origem dos investimentos
feitos para essa formação?
R- Sim,
participei e participo de alguns cursos e oficinas e todos oferecidos pela
secretaria de educação.
2.16
Quais são os meios que utiliza para se
informar sobre a sua área de atuação na escola?
R-Procuro
ler muito, pesquisar na internet e nas reuniões com coordenação onde são
discutidos temas relevantes para nossa prática.
2.17
Qual é o método que você utiliza para
alfabetizar?
R-
Busco trabalhar com estratégias variadas de acordo com a necessidade do aluno.
Não é fácil alfabetizar crianças nos anos iniciais. A partir do método de Paulo
Freire procuro trabalhar com a realidade do aluno e com ações completas fazendo
com que essas crianças sejam alfabetizadas.
3. IDENTIFICAÇÃO
3.1 Nome
(opcional) Marlene Pereira Lima
3.2 Faixa
etária (idade)
3.3 Gênero
Feminino


Confie em si mesmo! Acredite, faça e aconteça! Creia no seu potencial!
A gente só aprende a viver de verdade quando começa a confiar na própria capacidade, quando se nutre de doses diárias de boa auto-estima!!!Blog criando pelas Estudande de Pedagogia Camila Caires; Elizia Oliveira; Gilda Alfieri; Rosiane dos Santos; Rosiara Assunção; Samylle Rios da Universidade Estadual do Sudoesta da Bahia (UESB) para a disciplina Metodologia da Alfebetização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário