ENTREVISTA COM O PROFESSOR (A) ALFABETIZADOR (A)


1.1  Você trabalha numa escola pública ou particular?
      R- escola pública
1.2  Qual é o município que você trabalha como professor (a) alfabetizador (a)?
R-Iramaia
1.3  Quais as dificuldades e problemas enfrentados e superados pela escola na qual trabalha?
R-Tivemos muitos problemas e dificuldades principalmente de recursos material, estrutura física e gestão. Mas independentemente dos problemas a participação de toda equipe escolar sobretudo do empenho em transmitir confiança para despertar o interesse e a vontade de todos, para resolvermos os problemas e fazer da escola um espaço vivo e atuante foi fundamental.

1.4  A estrutura física da escola oferece um espaço didático pedagógico adequado para a alfabetização?
R-Não, apesar de ser uma escola de médio porte e situada no campo ,não oferece espaço suficiente que satisfaça o desenvolvimento eficaz da alfabetização.
1.5  A escola possui sala para atendimento especializado? Existe um profissional responsável para esse atendimento?
      R- Infelizmente não, nem recursos e nem apoio especializado
1.6  Qual é o perfil dos alunos? Família, bairro, renda familiar etc.
R-São alunos da zona rural e possui uma renda familiar baixa.
1.7  Na escola existe biblioteca? Como se dá a dinâmica de funcionamento?
R-Não existe biblioteca e nem espaço para fazê-la.

2.    O TRABALHO E A VIDA DOS PROFESSORES

2.1  Qual é a sua formação?
R- Graduanda em pedagogia
2.2  Qual foi o processo seletivo que participou para atuar como professor (a)?
R-Concurso
2.3  Quais os incentivos oferecidos pela escola para a formação continuada dos professores alfabetizadores?
R-São oferecidos programas, oficinas monitoradas pela secretaria de educação. Atualmente participo do pacto nacional pela alfabetização na idade certa, que garante aos professores alfabetizadores e orientadores de estudo ,formação continuada e presencial.   
2.4  Há relação entre área de formação dos professores alfabetizadores com a área de atuação?
R- Sim, a maioria dos professores possuem graduação na área que atuam e continuam buscando cursos para se aperfeiçoarem ainda mais
2.5  Qual é a relação dos professores com as decisões implementadas na escola no diz respeito às políticas de alfabetização?
R-Não temos nenhuma participação direta nas decisões no que diz respeito a alfabetização
2.6  Quais são as ações de planejamento da escola?
R- A escola realiza AC(atividade complementares ) a cada 15 dias para discutirmos ações. fazermos leitura de materiais que consideramos significativos para nossa prática e planejamento dos trabalhos .
2.7  Como se organiza a dinâmica do recreio?
R- Os alunos do 2° ano ao 5° participam do recreio juntos, pois na escola não existe espaço suficiente para esse trabalho  no recreio , já a turma do infantil que necessitam de uma atenção maior por parte dos professores, a escola permite que esses alunos participam em horário diferente com atividade recreativas diferenciada.
2.8  Qual é a sua carga horária de trabalho?
R-20 horas
2.9  Quantos anos você possui no magistério como alfabetizador (a)?
R-25 anos
2.10     De que forma você trabalha os conteúdos disciplinares no processo de alfabetização?
R-Procuro fazer um trabalho pedagógico com as crianças de forma reflexiva e lúdica , procurando ajustar as atividades de acordo com necessidade de cada aluno.
2.11     Quais são os conteúdos selecionados para o trabalho de alfabetização com os alunos?
R- procuro fazer um trabalho voltado para realidade dos alunos, com conteúdos  ou temas de interesses das crianças, costumo pesquisar bastante e coloco o lúdico no planejamento para facilitar a aprendizagem dos mesmos. 
2.12     Como você trabalha a questão da diferença de fases de aquisição da lecto-escrita em sala de aula?
R-Trabalho com textos prontos para leitura para que os alunos não percam tempo copiando ,por exemplo: escrevo na cartolina,papel fixo no quadro ou impresso. O registro no quadro é para ajudar os alunos a sitematização do que foi em aula e assim organizar as ideias .
2.13     Como está estabelecida a rotina (passos) da sua sala de aula?
R- A rotina é sempre dinâmica procuro trabalhar com recursos que estão ao meu alcance com hora da leitura, jogos ,brincadeiras, trabalho impresso e lição de casa.
2.14     Quais são as dificuldades que são encontradas em sala de aula no que diz respeito à alfabetização dos alunos?
R- A indisciplina, os diferentes níveis e muitas vezes a falta de motivação dos alunos.
2.15     Já participou de cursos de formação continuada com foco em alfabetização? Quais? Qual é a origem dos investimentos feitos para essa formação?
R- Sim, participei e participo de alguns cursos e oficinas e todos oferecidos pela secretaria de educação.
2.16     Quais são os meios que utiliza para se informar sobre a sua área de atuação na escola?
R-Procuro ler muito, pesquisar na internet e nas reuniões com coordenação onde são discutidos temas relevantes para nossa prática.
2.17     Qual é o método que você utiliza para alfabetizar?
R- Busco trabalhar com estratégias variadas de acordo com a necessidade do aluno. Não é fácil alfabetizar crianças nos anos iniciais. A partir do método de Paulo Freire procuro trabalhar com a realidade do aluno e com ações completas fazendo com que essas crianças sejam alfabetizadas.

3.    IDENTIFICAÇÃO

3.1  Nome (opcional) Marlene Pereira Lima
3.2  Faixa etária (idade)
3.3  Gênero Feminino



             




Nenhum comentário:

Postar um comentário