1.1 Você
trabalha numa escola pública ou particular?
R- escola pública
1.2 Qual
é o município que você trabalha como professor (a) alfabetizador (a)?
R-Iramaia
1.3 Quais
as dificuldades e problemas enfrentados e superados pela escola na qual
trabalha?
R-Tivemos
muitos problemas e dificuldades principalmente de recursos material, estrutura
física e gestão. Mas independentemente dos problemas a participação de toda
equipe escolar sobretudo do empenho em transmitir confiança para despertar o
interesse e a vontade de todos, para resolvermos os problemas e fazer da escola
um espaço vivo e atuante foi fundamental.
1.4 A
estrutura física da escola oferece um espaço didático pedagógico adequado para
a alfabetização?
R-Não,
apesar de ser uma escola de médio porte e situada no campo ,não oferece espaço
suficiente que satisfaça o desenvolvimento eficaz da alfabetização.
1.5 A
escola possui sala para atendimento especializado? Existe um profissional
responsável para esse atendimento?
R- Infelizmente não, nem recursos e nem
apoio especializado
1.6 Qual
é o perfil dos alunos? Família, bairro, renda familiar etc.
R-São
alunos da zona rural e possui uma renda familiar baixa.
1.7 Na
escola existe biblioteca? Como se dá a dinâmica de funcionamento?
R-Não
existe biblioteca e nem espaço para fazê-la.
2. O TRABALHO E A VIDA DOS PROFESSORES
2.1 Qual
é a sua formação?
R- Graduanda
em pedagogia
2.2 Qual
foi o processo seletivo que participou para atuar como professor (a)?
R-Concurso
2.3 Quais
os incentivos oferecidos pela escola para a formação continuada dos professores
alfabetizadores?
R-São
oferecidos programas, oficinas monitoradas pela secretaria de educação.
Atualmente participo do pacto nacional pela alfabetização na idade certa, que
garante aos professores alfabetizadores e orientadores de estudo ,formação
continuada e presencial.
2.4 Há
relação entre área de formação dos professores alfabetizadores com a área de
atuação?
R-
Sim, a maioria dos professores possuem graduação na área que atuam e continuam
buscando cursos para se aperfeiçoarem ainda mais
2.5 Qual
é a relação dos professores com as decisões implementadas na escola no diz
respeito às políticas de alfabetização?
R-Não
temos nenhuma participação direta nas decisões no que diz respeito a alfabetização
2.6 Quais
são as ações de planejamento da escola?
R- A
escola realiza AC(atividade complementares ) a cada 15 dias para discutirmos
ações. fazermos leitura de materiais que consideramos significativos para nossa
prática e planejamento dos trabalhos .
2.7 Como
se organiza a dinâmica do recreio?
R- Os
alunos do 2° ano ao 5° participam do recreio juntos, pois na escola não existe
espaço suficiente para esse trabalho no
recreio , já a turma do infantil que necessitam de uma atenção maior por parte
dos professores, a escola permite que esses alunos participam em horário
diferente com atividade recreativas diferenciada.
2.8 Qual
é a sua carga horária de trabalho?
R-20
horas
2.9 Quantos
anos você possui no magistério como alfabetizador (a)?
R-25
anos
2.10
De que forma você trabalha os conteúdos
disciplinares no processo de alfabetização?
R-Procuro
fazer um trabalho pedagógico com as crianças de forma reflexiva e lúdica ,
procurando ajustar as atividades de acordo com necessidade de cada aluno.
2.11
Quais são os conteúdos selecionados para o
trabalho de alfabetização com os alunos?
R- procuro
fazer um trabalho voltado para realidade dos alunos, com conteúdos ou temas de interesses das crianças, costumo
pesquisar bastante e coloco o lúdico no planejamento para facilitar a
aprendizagem dos mesmos.
2.12
Como você trabalha a questão da diferença de
fases de aquisição da lecto-escrita em sala de aula?
R-Trabalho
com textos prontos para leitura para que os alunos não percam tempo copiando
,por exemplo: escrevo na cartolina,papel fixo no quadro ou impresso. O registro
no quadro é para ajudar os alunos a sitematização do que foi em aula e assim
organizar as ideias .
2.13
Como está estabelecida a rotina (passos) da sua
sala de aula?
R- A
rotina é sempre dinâmica procuro trabalhar com recursos que estão ao meu
alcance com hora da leitura, jogos ,brincadeiras, trabalho impresso e lição de
casa.
2.14
Quais são as dificuldades que são encontradas
em sala de aula no que diz respeito à alfabetização dos alunos?
R- A
indisciplina, os diferentes níveis e muitas vezes a falta de motivação dos
alunos.
2.15
Já participou de cursos de formação
continuada com foco em alfabetização? Quais? Qual é a origem dos investimentos
feitos para essa formação?
R- Sim,
participei e participo de alguns cursos e oficinas e todos oferecidos pela
secretaria de educação.
2.16
Quais são os meios que utiliza para se
informar sobre a sua área de atuação na escola?
R-Procuro
ler muito, pesquisar na internet e nas reuniões com coordenação onde são
discutidos temas relevantes para nossa prática.
2.17
Qual é o método que você utiliza para
alfabetizar?
R-
Busco trabalhar com estratégias variadas de acordo com a necessidade do aluno.
Não é fácil alfabetizar crianças nos anos iniciais. A partir do método de Paulo
Freire procuro trabalhar com a realidade do aluno e com ações completas fazendo
com que essas crianças sejam alfabetizadas.
3. IDENTIFICAÇÃO
3.1 Nome
(opcional) Marlene Pereira Lima
3.2 Faixa
etária (idade)
3.3 Gênero
Feminino
Nenhum comentário:
Postar um comentário