MELLO, Márcia Cristina
de Oliveira. O pensamento de Emilia
Ferreiro sobre alfabetização. Revista Moçambras: acolhendo a alfabetização
nos países de língua portuguesa, São Paulo, ano 1, n. 2, 2007.
Foram divulgados no
Brasil os resultados dos estudos de Emilia Ferreiro nos anos de 1980, contendo
uma nova abordagem do processo de aquisição da língua escrita pela criança,
essa nova abordagem passou a ser conhecida como “construtivista”. (MELLO, p.
85-86).
Alfabetização,
entendida como ensino de leitura e escrita na fase inicial de escolarização de
crianças. (MELLO, p. 86).
A
pesquisa propiciou Mello constatar, que Emilia Ferreiro possui uma vasta
produção escrita, traduzida para diversos idiomas, em vários países, dentre
eles o Brasil. verificou, também, que são poucos os estudos e as pesquisas
realizadas sobre o pensamento construtivista de Emilia Ferreiro no tocante à
alfabetização. (MELLO, p. 86).
O
Livro Psicogênese da língua escrita foi escolhido baseado nos seguintes
aspectos: foi o primeiro livro de Ferreiro traduzido no Brasil; nele são apresentados
os resultados da pesquisa sobre a psicogênese da língua escrita, realizada por
Emilia Ferreiro e colaboradores, os quais não foram ainda radicalmente
contestados; apenas, por vezes, criticados. (MELLO, p. 87).
O
livro Psicogênese da língua escrita é uma nova maneira de se pensar a
alfabetização, pois, segundo Emilia, o fracasso na alfabetização está
relacionado à maneira pela qual esse processo vinha sendo executado. (MELLO, p.
88).
Ferreiro
se opõe ao conceito de alfabetização entendido como a aprendizagem de duas
técnicas diferentes (codificar e decodificar a língua escrita), em que o
professor é o único informante autorizado. (MELLO, p. 88).
A
partir das divulgações do pensamento de ferreiro sobre a alfabetização no
Brasil, as tensões decorrentes da apropriação desse pensamento, estavam
relacionadas com as discussões sobre o significado da ―revolução conceitual‖
proposta por Emilia Ferreiro. (MELLO, p. 88).
O
livro é indicado principalmente para professores e psicólogos, pois para aqueles
auxilia na interpretação das respostas dadas pelas crianças, quando estas estão
produzindo ou interpretando textos, para levar essas respostas em consideração
durante o processo de construção, pela criança, do conhecimento da língua
escrita. E para aqueles fornece elementos que permitem compreender o que ocorre
durante o processo de aquisição da língua escrita., as crianças que fracassam
no início do processo de alfabetização, eles não têm conhecimentos desse
processo, podendo considerar as interpretações das crianças como índices de
futuros transtornos ou como casos patológicos. (MELLO, p, 89).
As
características fundamentais das crianças que estão relacionadas as capacidades
cognitivas, são: capacidades de desenvolver raciocínios e linguística capacidades
de desenvolver concepções sobre o sistema de escrita. (MELLO, p. 90).
Alguns
textos escritos posteriormente por Ferreiro, ela amplia e aprofunda as
primeiras formulações sobre a teoria da psicogênese da língua escrita,
conciliando relatos de situações e resultados de investigações sobre a
aprendizagem da língua escrita. (MELLO, p. 91).
O
livro Foi escrito com co-autoria de Ana Teberosky, porém a maior parte do
exemplar é de autoria de Ferreiro e não está vinculada exclusivamente á de
Teberosky. (MELLO, p, 91).
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